7 dicas práticas de oração para os distraídos

“A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação” São Tomás de Aquino

A vida de oração é uma das graças que mais nos faz estar próximos de Deus e das coisas do céu. Ela é um caminho autêntico de intimidade com o Pai. Todo cristão deveria entender muito bem a cerca da importância e da necessidade de dedicar alguns horários do dia à intimidade com Deus. Confira estas 7 dicas para evitar a dispersão durante suas orações.

1- Estabeleça um horário de início e de término da oração

É o primeiro passo para rezar, principalmente para quem se deixa distrair. Sem horário específico, vamos encontrando outras coisas para fazer adiando a oração, ou até começamos a rezar, mas na primeira distração paramos de rezar. Estipular um horário de início e fim ajudará a conservar esse momento.

2- Cumpra-o

Inicie na hora marcada e não termine antes do horário estipulado. Pode parecer óbvio, mas não o é, especialmente para quem se distrai fácil. Devemos ter firmeza para pôr em prática o nosso propósito. O horário de rezar é o horário de rezar e não de passear o doginho, nem de fazer a faxina do banheiro. Isso vale tanto para iniciar a oração como para manter-se nela até o fim.

3- Desligue a internet do celular

Parece impossível, mas não o é. A maior fonte de estímulos é o celular, tornando-se canal para muitas distrações. Desligue a internet durante o tempo que determinou para oração e ligue só depois que terminar. Terá a surpresa que não muita coisa aconteceu nesse período.

4- Leia um livro espiritual

Um bom exemplo sãs as biografias de Santa Teresa e São João da Cruz,  escreva sua oração: louvor, súplica. A leitura e a escrita podem ser grandes ferramentas para manter o nosso pensamento na oração.

5- Procure um lugar silencioso, com poucas distrações

É verdade que a distração maior está na nossa cabeça, mas é bom ajudá-la diminuindo os estímulos fora dela. Uma capela, uma igreja ou oratório são lugares prediletos para a oração. É salutar rezar no mesmo lugar todo dia.

6- Crie e siga uma espécie de rotina para começar a oração

Por exemplo: comece suplicando o Espírito Santo, depois louve, depois vá imediatamente ao estudo bíblico.
Isto evitará que fique perdido em pensamentos avulsos. Não tente controlar os seus pensamentos, conduza-os. A oração vocal pode ser útil nestes momentos.

7- Permaneça em oração mesmo que sua cabeça esteja povoada de inúmeros pensamentos

Sempre terá distrações, pendências, urgências, coisas para fazer (isso é bíblico!) mas não devemos tirar o tempo da oração para nos dedicar a essas coisas, diminuindo ou até desistindo da oração.

Está gostando do conteúdo?

Compartilhe

Artigos Relacionados